Adeus, Windows 7 e 2008!
Os veteranos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 chegam ao final do suporte e não receberão mais atualizações de segurança da Microsoft.

Lançado em 2009, o Windows 7 se tornou uma das mais populares e bem-sucedidas edições do Windows, recuperando a imagem do fabricante após o complicado Windows Vista. Mesmo 10 anos depois do seu lançamento, o Windows 7 ainda segue presente em cerca de 26% de todos os PCs brasileiros, segundo o site Statcounter.
Mas em 14 de janeiro encerra-se o suporte estendido da Microsoft, aquele período após o fim do suporte normal no qual o fabricante ainda segue disponibilizando correções de segurança. Sem novas correções de segurança após esta data, o Windows 7 passará a ficar especialmente vulnerável a vírus, ransomware e outras ameaças.
Além do Windows 7, os sistemas operacionais de servidor Windows Server 2008 e o 2008 R2 também chegam no EOL (End of Life) e precisam de atualização para versões mais novas, correndo os mesmos riscos do que o Windows 7. Graças a sua confiabilidade e baixo consumo de recursos, muitas empresas ainda seguem usando com o Windows Server 2008 e R2 nos seus servidores, mas isto começa a se tornar um risco a partir de agora.
É importante observar que o Windows 10 não segue mais o esquema fixo de suporte de 5 anos + 5 anos de suporte estendido como no Windows 7. No caso do Windows 10, o suporte é para cada build específico e expira muito mais rapidamente. Assim, o Windows 10 build 1809, lançado em outubro de 2018, será suportado apenas até 14 de abril de 2020.