HTTP/3: acelerando a internet

Empresas como Google, Mozilla e Cloudflare estão se preparando para colocar em produção o suporte a HTTP over QUIC, o próximo protocolo para aplicações web que promete mais performance e segurança.

O protocolo HTTP, amplamente utilizado para acessar de APIs até esta página que você está lendo, vem passando por aprimoramentos periódicos para suportar os volumes de dados cada vez maiores demandadas pelas aplicações atuais.

A próxima grande evolução é o HTTP/3, um protejo da Internet Engineering Taskforce que vem para superar limitações de performance do padrão atual (HTTP/2, o qual sequer é suportado por toda a internet ainda). A mudança mais radical é a introdução do QUIC, novo protocolo de comunicação entre clientes e servidores web que é encapsulado em datagramas UDP ao invés de conexões TCP.

O HTTP/2 já trouxe melhor performance ao reduzir a quantidade de conexões e handshakes necessários para carregar toda uma página, mas ainda assim poderia ser mais eficiente

A Cloudflare já está começando a disponibilizar o suporte a HTTP/3 em caráter experimental, o qual depende ainda do uso de navegador compatível, como o Chrome Canary, a versão experimental do Chrome.

A Cloudflare publicou um artigo bacana no seu blog o qual explica as diferenças entre HTTP/1.1, HTTP/2 e HTTP/3.