FaceApp e a sua privacidade
O popular app de envelhecimento de rostos vem gerando questionamentos sobre como os dados dos usuários são utilizados.

Pouca gente se deu conta, mas ao usar o FaceApp, você cede o direito de uso perpétuo, livre de royalties e transferível da sua foto e nome, sem compensação financeira. Duvida? Você pode ler os termos de uso do aplicativo neste link.
Segundo algumas fontes, o app que viralizou neste ano já pode ter recebido mais de 150 milhões de fotos.
O que eles coletam
Na prática, a FaceApp, com sede na Rússia, está livre para fazer o que bem entender com a sua foto, nome e qualquer outra informação que tenha sido coletada durante o uso do aplicativo. Felizmente, o acesso do aplicativo às fotos parece ser limitado às fotos carregadas pelo usuário. Ou seja, demais fotos do seu álbum não são enviadas para a empresa.
O FaceApp também pode ter acesso a outras informações pessoais, tais como identificação do seu dispositivo e endereço IP, por exemplo. Ao menos, o app não solicita acesso a sensores como GPS ou microfone.
Até quando ficam com os dados?
Uma vez que o usuário tenha enviado a foto, não existe nenhum mecanismo de exclusão destas informações. A FaceApp pode mantê-las para sempre conforme a licença, embora o CEO da empresa afirme que a maioria das fotos são excluídas depois de 48 horas.
Além disso, o termo de uso e política de privacidade estabelecem que a FaceApp pode compartilhar as informações com outras empresas do mesmo grupo (que não são informadas), afiliados e também com anunciantes.
Alguém fez o upload de uma foto sua sem consentimento, e agora?
Em teoria, isto é uma violação dos termos de uso. Na prática, pode ser bem difícil entrar em contato com a empresa para solicitar a remoção de sua foto. O site informa um endereço de correspondência e um telefone de São Petersburgo na Rússia, mas sequer traz um endereço de e-mail.
Isto é só um caso
Qualquer aplicativo instalado pode ter acesso a diversas informações pessoais e ser usado para fins além daqueles que o usuário imagina. Claro que nem todos os apps tem objetivos maliciosos, mas pode ser difícil identificar caso a caso como seus dados serão usados. Então o melhor é evitar sair instalando qualquer aplicativo no seu dispositivo, mesmo que isto o deixe de fora da última modinha.