4 dicas para manter suas senhas em segurança

Na 2a quinta-feira de maio comemora-se o World Password Day, o Dia Mundial das Senhas, para conscientizar os usuários sobre os cuidados corretos com as senhas. Siga estas quatro dicas abaixo para manter-se seguro.

1 – Use senhas muito longas

Quanto mais longa, melhor! Pense em uma frase, e use-a como senha. Ou então, peque as iniciais da frase e construa a senha a partir dela. Ou ainda, junte várias palavras. Um exemplo?

MinhaNovaSenhaLongaMaisSegura

Seja criativo, mas use frases ou palavras que você não terá dificuldade de lembrar. Assim, mesmo senhas muito longas serão fáceis de recordar.

2 – Não repita as senhas

Se você usa a mesma senha no Netflix, no Facebook, no seu email, etc. e ela vazar em um desses serviços, os outros também estarão em risco.

Cada site, aplicativo, etc. deve ter a sua própria senha. Assim, se a senha de um desses serviços vaza, os outros continuarão a salvo. Um dos métodos mais comuns que os hackers utilizam é pegar uma senha vazada de um site e testá-la em outros.

3 – Autenticação de 2 fatores

Sites como Facebook, Twitter, Gmail e outros permitem usar autenticação de dois fatores. Assim, quando o site vê uma tentativa de logon em um novo dispositivo ou computador, ele irá pedir um segundo fator de autenticação além da senha, como por exemplo um código gerado pelo seu celular. Se alguém roubar a sua senha, não conseguirá usá-la para entrar nestes serviços.

Autenticação de 2 Fatores

Este segundo fator de autenticação pode ser os aplicativos para celular como o Microsoft Authenticator ou o Google Authenticator, ou dispositivos físicos como chaves de segurança USB.

4 – Use um gerenciador de senhas

Ainda que você use senhas fáceis de memorizar, como cada site deve ter a sua senha, você irá ter um número grande de senhas. Mas quem disse que é preciso memorizá-las? Use um aplicativo de gerenciamento de senhas no celular ou no PC para guardar as senhas de forma segura. Existem inúmeras versões, pagas e gratuitas, disponíveis nas lojas de aplicativos. Com isto, fica mais fácil usar senhas fortes para cada serviço e você só precisa lembrar da senha de entrada no próprio gerenciador.

E quanto ao armazenamento de senhas que é feito pelo próprio navegador, como Chrome, Firefox, Safari e Edge? Não tem problema em utilizá-los, desde que você só faça o logon no navegador a partir de máquinas confiáveis, nunca em máquinas públicas ou compartilhadas, e escolha uma senha segura para logon no sistema operacional.