Fim do suporte a PHP 5.x

Versões altamente populares do PHP usadas na maioria dos sites da internet deixarão de receber atualizações após 31 de dezembro de 2018.

De acordo com estatísticas da W3techs, PHP nas versões 5.x é usado em 58% de todos os sites da internet onde a linguagem do servidor é conhecida, sendo que a maioria é na popular versão 5.6. A partir do final do ano, estas versões não serão mais suportadas, podendo expor os servidores a vulnerabilidades que venham a ser descobertas após esta data.

58% dos sites da internet usam uma versão de PHP que não terá mais atualizações de segurança após a virada do ano.

Para complicar um pouco mais, as diferenças entre o PHP 7.2 e o 5.x fazem com que nem sempre seja possível fazer o upgrade direto, sendo necessário alterações nas aplicações para que continuem a funcionar.

É razoável supor, inclusive, que qualquer agente mal intencionado que tenha descoberto alguma vulnerabilidade nova afetando a 5.6 provavelmente guardaria esta carta na manga, esperando o final do suporte quando então ela passaria a ter mais valor.

O suporte principal da versão 7.2, lançada em 2017, continua até 30 de novembro de 2019 e o suporte de correções de segurança vai até 30 de novembro de 2020. O PHP 7.3 deve sair em mais alguns dias. Acesse http://www.php.net/ para baixar.