Bandwith Alliance – Reduzindo custos de hospedagem na nuvem

Cloudflare se alia à Google Cloud, Microsoft Azure e outros provedores para reduzir a cobrança por banda de rede para seus clientes em comum

Se você utiliza os serviços da maioria dos provedores de nuvem, você é tipicamente cobrado pelas taxas de banda (ou tráfego de retorno, como é chamada em alguns casos). Estas taxas cobrem o custo de entregar o tráfego da nuvem por todo o caminho até o usuário. Entretanto, se você utiliza um CDN como a Cloudflare, o custo da transferencia de dados vem adicionalmente ao custo de entrega de conteúdo.

Em alguns casos, a cobrança faz sentido. Se você hospeda sua aplicação em um datacenter em Ashburn, Virginia, e alguém visita seu serviço a partir de Sydney, na Austrália, existem custos reais de mover o tráfego entre os dois lugares. O provedor de nuvem muito provavelmente entrega o tráfego para um provedor de trânsito ou usa seu próprio backbone global para carregar o tráfego entre os dois países, potencialmente entregando-o a outros provedores de trânsito no meio do caminho, até que eventualmente ele é entregue ao ISP do visitante. Alguém precisa manter a cara infraestrutura que leva o tráfego por estas longas distâncias. Faz sentido para o provedor de nuvem cobrar o cliente para cobrir os custos deste tráfego ou de seu próprio backbone. Por exemplo, a Google Cloud e Microsoft Azure ambos enviam o tráfego através de seus backbones seguros e de alta performance, via fibra terrestre, cabos submarinos e mais.

Conexões entre pares, baixos custos incrementais

Para a maioria dos provedores de nuvem, o tráfego que é entregue aos usuários via Cloudflare passa através de uma interface privada de rede (PNI), ou interconexão privada. Esta PNI tipicamente ocorre dentro do mesmo datacenter através de um cabo de fibra óptica entre roteadores das duas redes. Ao contrário de quando há um provedor de trânsito no meio, não existe intermediário, então nem a Cloudflare e o provedor de nuvem incorrem em custos para transferir os dados por este PNI. Provedores de nuvem usam estes PNI’s para conectar extensivamente com redes de terceiros, incluindo a da Cloudflare.

A Cloudflare carrega automaticamente o tráfego entre o local do usuário até o datacenter da Cloudflare mais próximo do seu provedor de nuvem e então mais além, via estes PNIs. A Cloudflare é uma das redes mais conectadas do mundo, permitindo que o tráfego seja carregado através destes links interconectados. A Cloudflare então começou a conversar com os provedores com os quais troca tráfego buscando beneficiar seus clientes múltiplos.

E assim, na véspera do aniversário de 8 anos da Cloudflare, a empresa anuncia a Bandwith Alliance – um grupo de empresas de nuvem e rede visionárias que estão comprometidas a oferecer a melhor e mais eficiente experiência para seus clientes mútuos.

Através desta iniciativa, o custo de banda de hospedagem de clientes de hosting nas empresas participantes e que também forem clientes Cloudflare poderão ser dramaticamente reduzidos ou até mesmo zerados. A Google Cloud já dá 75% de desconto como parte desta iniciativa e o serviço Microsoft Azure também estará se juntando em breve. Confira abaixo as empresas que já fazem parte da Bandwith Alliance:

Lembre-se: Para poder contar com a redução do seu custo de banda, é preciso que seus sites e aplicações web hospedados na nuvem estejam também protegidos pela Cloudfalre. Assista o vídeo abaixo para conhecer mais sobre a Cloudflare e entre em contato com a Leverage para se informar sobre os planos!