Google investe em autenticação de 2 fatores

Funcionários da gigante da área de tecnologia usam a tecnologia desde 2017 e empresa se prepara para colocar o produto à venda com o nome de Google Titan.

A Google adotou a autenticação usando chaves USB para seus cerca de 85.000 funcionários já no ano passado e, de acordo com a empresa, não há mais registros de vazamento de credenciais desde então. O motivo é fácil de entender. Ao invés de depender apenas de uma senha tradicional, que pode ser roubada, capturada, repassada, etc., a autenticação por chave depende de um dispositivo conectado na USB que precisa ser fisicamente acionado pelo usuário para confirmar que ele está na frente do PC (impedindo acesso remoto). O acesso só se dá via conhecimento da senha e da posse física do dispositivo, o que deixa mais seguro do que, por exemplo, tokens no celular, que pode ser capturados em ataques de phishing.

FIDO U2F Ubikey 2FA

Exemplo de autenticação com dispositivo FIDO U2F

Veja abaixo como funciona o uso destes dispositivos, para logon no Facebook por exemplo. No caso, o usuário já informou o email e senha.

O dispositivo da Google, compatível com o padrão U2F da FIDO Alliance, é chamado de Google Titan e será oferecido ao mercado em duas versões, com preço estimado nos Estados Unidos em US$20,00 para a versão USB e US$25,00 para a versão Bluetooth.

Google Titan 2FA

Google Titan – Bluetooth e USB

Este tipo de mecanismo pode ser facilmente integrável com o serviço de diretório da empresa e com ferramentas de Gerenciamento de Acesso Privilegiado para autenticar usuários comuns ou aqueles com privilégios elevados nos sistemas, aumentando enormemente a proteção contra fraudes e roubo de senhas. O Google Titan ainda não tem data confirmada de lançamento.

A empresa disponibiliza o site https://landing.google.com/advancedprotection/ com informações sobre como aprimorar a segurança na autenticação aos seus serviços, incluindo o passo a passo para ativação da autenticação de 2 fatores.