Ministério Público pede que brasileiros reiniciem roteadores

Recomendação veio após FBI lançar alerta sobre malware que infecta roteadores domésticos.

Uma notícia dessas parece fake news, mas não é. Uma empresa de segurança descobriu um malware chamado VPNFilter que infectou mais de 500 mil roteadores de internet em 54 países. Este malware é capaz de injetar código malicioso nas páginas visitadas pelos usuários, direcioná-los para sites falsos, roubar informações pessoais e outras capacidades que ainda estão sendo investigadas.

Por conta disto, o FBI emitiu um alerta nos Estados Unidos recomendando que todos os usuários reiniciem seus roteadores de internet domésticos, o que ajuda a conter a disseminação do malware pois permite às empresas detectarem os dispositivos infectados. É que o malware “liga para casa” quando o roteador é ligado para receber instruções dos hackers e as empresas de segurança conseguem detectar isto.

Seguindo a orientação do FBI, o Ministério Publico do DF, através de sua Comissão de Proteção dos Dados Pessoais, lançou uma nota recomendando que os usuários brasileiros também façam a mesma coisa e reiniciem seus roteadores de internet. O MPDFT recomenda ainda a desativação das configurações de gerenciamento remoto e o uso de senhas fortes. Também é importante atualizar o software (firmware) do roteador.

Reiniciar o roteador é tarefa simples. Se o mesmo não possuir um botão de liga/desliga, desconecte o cabo de energia, espere 10 segundos e reconecte. Pronto, você já fez a sua parte para conter a propagação desta ameaça.

A nota do MP está disponível aqui e mais informações sobre o VPNFilter podem ser lidas aqui.