Atualização de Abril do Windows 10
A Microsoft disponibilizou de forma geral o Windows 10 April 2018 Update, atualização do sistema operacional que traz diversas novidades. Veja os destaques.
Depois de estar restrito a poucos usuários e a dispositivos selecionados, a Microsoft finalmente disponibilizou para o público em geral o Windows 10 April 2018 Update (build 1803), a mais recente atualização do sistema operacional. Ao contrário das atualizações mensais, que visam a correção de erros, os updates periódicos da Microsoft trazem novos recursos e funcionalidades.
Antes, um lembrete: Esta é uma grande atualização do sistema operacional. Portanto, você vai precisar de espaço em disco livre, uma boa conexão com a internet para que o Windows consiga baixar os arquivs e, principalmente, tempo disponível, já que a atualização é bem mais demorada do que os updates mensais. Além disso, como qualquer novidade, ela pode introduzir problemas de funcionamento com dispositivos ou programas mais antigos. E sempre garanta que você tem um backup do seu computador antes de qualquer alteração.
Dito isto, veja a seguir algumas das novidades:
- Visão de Tarefas – Um novo ícone na barra de tarefas traz a lista de aplicativos e arquivos acessados recentemente, inclusive em outros dispositivos, de forma que se você parou seu trabalho ontem à noite em um dispositivo e quer retomar agora em outro, é fácil relembrar o que você estava fazendo e retomar do mesmo ponto. É preciso ativar o recurso de Linha do Tempo dentro da Visão de Tarefas para ter a funcionalidade completa disponível.
- Sensor de Armazenamento – Pouco espaço em disco? O Windows pode cuidar da limpeza de arquivos temporários para você. Aparentemente, após a instalação, este recurso já se ativa automaticamente em máquinas com pouco espaço em disco. Vale a pena conferir se as configurações atuais são as melhores para você.
- Compartilhamento por proximidade – Chega de pendrives. Use o bluetooth ou wifi para compartilhar arquivos e páginas entre PCs próximos. É preciso que ambos tenham primeiro habilitado a função na Central de Ações. O destinatário tem a opção de recusar o arquivo. Recomendamos que, quando conectado em redes públicas, você mantenha este recurso desabilitado para não clicar em aceitar por acidente e receber inadvertidamente conteúdo indesejado.
- Assistente de Foco – Não serve para melhorar as suas fotos e sim para você se focar nas suas atividades. Similar ao modo “Do not disturb” que já existia no MacOS, o assistente de foco desliga as notificações do Windows que podem lhe distrair para que você se concentre no que está fazendo. Ative com o ícone da Central de Ações na barra de tarefas, mas confira as opções em Configurações do Windows / Sistema para melhor controle sobre como e quando este recurso funciona.
- Continue no PC – Você usa o navegador Edge no seu Android ou iPhone? Gosto não se discute. Você vai curtir esta novidade, que permite que você comece a ler um site no dispositivo móvel e o envie para o PC para continuar por lá. Ele se lembra até em que ponto da página você parou. Para que isto funcione é preciso primeiro associar o seu celular à sua conta do Windows, o que é feito no PC em Configurações do Windows / Telefone.
- Bloqueio Dinâmico – Emparelhe seu dispositivo móvel com o PC via Bluetooth, ative o Bloqueio Dinâmico em Configurações do Windows / Contas / Opções de Entrada e você pode bloquear o desktop automaticamente ao se afastar do computador.
- Central de Segurança do Windows – O Windows Defender ganhou uma nova visão geral que agrega várias configurações de segurança do sistema em uma única página, permitindo verificar rapidamente se seu PC está seguro e acessar as configurações de firewall, antivírus e mais.
Encontrou algum problema com a nova versão? Você pode desinstalar a atualização, desde que não tenha mandado remover as versões anteriores lá nas configurações do Sensor de Armazenamento. Ainda assim, lembre-se: o backup é seu melhor amigo. Aproveite e clique para conheça o Carbonite, solução de backup de dados na nuvem!