Brasil: Campeão de Phishing

Somos número 1, mas não é para se orgulhar: Relatório global sobre spam aponta Brasil com o maior percentual de usuários atacados por phishing no ano passado.

Recente relatório sobre spam e phishing em 2017 mostrou que o país lidera em percentual de ataques via phishing. Segundo os dados do relatório, 29% dos usuários do Brasil foram alvo de alguma tentativa de phishing ao longo do ano passado, número bem acima da média mundial.

O relatório aponta ainda a continuidade da tendência de redução do volume global de spam, que é de agora 56% de todos os emails. Quanto ao tipo de conteúdo, as fraudes seguem fazendo uso de temas como doações para desastres naturais, eventos esportivos e agora também ofertas de criptomoedas.

 

Phishing para roubo de milhas, quem nunca recebeu?

O documento também destaca que muitos sites de phishing agora usam HTTPS, para dar maior legitimidade à página via o uso de certificado digital válido, já que o processo de registrar um domínio falso e obter um certificado gratuito é é trivial. Neste caso, recursos do browser que indicam sites HTTPS como seguro pode na verdade ajudar a iludir o usuário.

Em termos de origem de spam, o Brasil contribui com quase 4% de todo o spam do mundo.

Além disso, vários dos ataques combinam diferentes plataformas, como por exemplo o caso de ataques que envolvem promoções divulgadas no whatsapp, que se tornaram populares no Brasil mas também atingem outros países.

Em 2018, com eleições e copa do mundo, o Brasil tem tudo para ser novamente muito visado por fraudadores. É o momento de agir preventivamente e capacitar seus usuários para melhor lidar com o phishing, via campanhas de conscientização e phishing simulado. Entre em contato e veja como a Leverage pode ajudar sua empresa nisto!