Aplicação fora do ar, cliente perdido

Poucas experiências são mais frustrantes para o seu cliente do que sua aplicação web estar indisponível. Felizmente, é fácil tratar várias das causas.

De nada adianta investimento em SEO, Adwords, Facebook Ads e outros se na hora que seu cliente tenta chegar na sua página, ela está indisponível. Além do arranhão na imagem da empresa, isto também pode significar perda do cliente, dependendo da sua área de atuação. Afinal, talvez o seu cliente simplesmente opte por outra empresa mais disponível.

Seu site, aplicação, API, ou qualquer outro serviço baseado em web que você expõe na internet fica sujeito à ameaças que podem impactar sua segurança ou disponibilidade, afetando a experiência do seu usuário e gerando impacto no negócio. Estas ameaças incluem:

  • Sobrecarga – Sua campanha foi um sucesso e agora todos querem acessar seu site. Mas os servidores e links aguentam? Mesmo serviços hospedados na nuvem estão sujeitos a isto, por limitações de configuração ou de custo – afinal, escalabilidade tem seu preço.
  • Incidentes de Segurança – Seu site ou app na internet é um convite aos hackers. E por mais que se fale na necessidade de desenvolvimento de código seguro, a lista OWASP Top 10 das principais vulnerabilidades segue similar ano após ano. Sua aplicação está preparada para lidar com tentativas de ataque contra a camada de aplicação, como SQLi e outras? Mesmo que os desenvolvedores tenham esta preocupação, às vezes basta uma modificação não testada adequadamente para deixar a aplicação vulnerável.
  • DDoS – Ataques do tipo Distributed Denial of Service vem se tornando cada vez mais fáceis de executar (obrigado, IoT). Hoje uma pessoa mal intencionada pode contratar este tipo de ataque como serviço, bastando fazer o pagamento e informar o alvo. Pela natureza deste tipo de ameaça, há pouco o que a organização pode fazer por conta própria. Se a aplicação é hospedada localmente, o DDoS pode rapidamente ocupar o link de internet e derrubar também outros serviços como correio e VoIP. Se é hospedada na nuvem, sua organização será tarifada pelo tráfego do ataque, já que pode ser indistinguível de acessos legítimos. Aí o prejuízo é em dobro, você paga caro e a aplicação está fora.

Problemas com origens diversas, fora do alcance da empresa, mas de mesma solução: Criar uma camada intermediária entre os usuários e servidores, capaz de aplicar aceleração, segurança, balanceamento de carga, proteção contra DDoS e serviços adicionais.

Uma lista tão grande de recursos significa que isto é caro e complexo de implementar, certo? Errado. Com soluções como Cloudflare, organizações de todos os tamanhos, de pequenas empresas familiares até a UBER, protegem seus sites e aplicações contra as mais diversas ameaças ao mesmo tempo em que melhoram a performance e experiência dos usuários. E o melhor: podendo ainda reduzir custos de hospedagem.

Cloudflare é um provedor de perímetro de rede que fornece performance, segurança e confiabilidade para suas aplicações e sites, que hoje já é responsável por 10% de todo o tráfego HTTP da internet. Ou seja, é grande a chance de você já ter usado algum serviço na web que passa pela Cloudflare sem nem se dar conta. Dropbox? Protegido pela Cloudflare. Sites da Cisco, VMware? Sim, Cloudflare.

Com planos a partir de R$128/mês, não há porque deixar suas aplicações sob risco. Entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a proteger suas aplicações.