Hackers derrotam o reconhecimento facial do iPhone X
Durou poucos dias a inviolabilidade do reconhecimento facial do novo iPhone X.
Pouco tempo depois do lançamento do iPhone X, pesquisadores de uma empresa do Vietnam foram capazes de burlar o mecanismo de reconhecimento facial usando uma máscara impressa em 3D ao custo de 150 dólares.
Embora a técnica não seja facilmente reproduzível pelo público leigo, isto significa que o anúncio do novo mecanismo de segurança como altamente seguro pode ter sido um pouco exagerado pelo fabricante. Chama a atenção no método descoberto de que não foi preciso reproduzir todo o rosto do usuário como seria de se esperar, mostrando que na prática o recurso de inteligência artificial do iPhone X se foca em certas zonas específicas do rosto apenas.
Para burlar o mecanismo, hackers imprimiram o rosto em impressora 3D convencional, mas fizeram um nariz de silicone. Também não está claro que tipo de mensurações do rosto do usuário foram feitas previamente, mas não se descarta que no futuro até mesmo fotos 2D possam ser usadas para gerar uma reprodução 3D do rosto. Pesquisadores recentemente mostraram ser possível gerar uma imagem 3D de um rosto a partir de uma única foto 2D (você pode experimentar você mesmo isto nesta ferramenta online).
Vale lembrar ainda que a leitura de impressão digital também já se mostrou vulnerável à reproduções bem feitas, o que mostra que nenhum sistema de segurança é à prova de falhas.
Assista abaixo o vídeo (legendado em inglês) com a demonstração da técnica.