Protegendo a IoT Industrial

Conheça o SCADAfence CNM, solução israelense para a proteção de equipamentos industriais.

A 4ª Revolução Industrial traz novos riscos

A adoção de conectividade avançada e tecnologia da informação nas redes operacionais como parte da revolução da IIoT (Industrial Internet of Things) e a Indústria 4.0 permitiu às indústrias se beneficiarem de maior produtividade e redução de custos. Junto com os benefícios, as mudanças tecnológicas expuseram sistemas de missão crítica como redes ICS e SCADA a novos riscos. Downtime operacional e manipulação da produção podem causar perda significativa de receita e dano à reputação da empresa.

 

A dificuldade de proteger a IIoT

Os ativos da Industrial Internet of Things estão entre os mais vulneráveis das organizações. Estes sistemas ficam frequentemente desprotegidos já que o patching é mais caro e difícil. Soluções tradicionais como endpoint, prevenção ou inline são consideradas intrusivas e perigosas para a continuidade operacional e muitas vezes as organizações optam pro não instalá-las em PCs industriais.

Se não bastasse isto, a falta de visibilidade sobre estes equipamentos já é um problema por si só. Software de monitoramento de TI são inadequados para ambientes industriais pelos equipamentos, dispositivos, protocolos e comportamentos únicos. E para piorar, em muitos casos o próprio inventário de ativos é incompleto ou desatualizado e a área de TI sequer sabe todos os dispositivos que deveria proteger.

 

O resultado deste cenário de riscos industriais se dá diretamente no negócio:

 

Conheça o ScadaFence

Para ajudar organizações industriais a manterem seus ambientes operacionais seguros, foi desenvolvido o SCADAfence Continuous Network Monitor (CNM). A solução permite visibilidade sobre os ativos industriais e detecção de ameaças que afetem diretamente a eles, com a capacidade única de entender diretamente os protocolos próprios de rede usados por estes equipamentos. O ScadaFence protege as redes industriais sem gerar impactos negativos no ambiente via:

  • Monitoramento passivo de rede via espelhamento de porta
  • Inspeção profunda de pacotes de protocolos industriais
  • Perfis de comportamento adaptativos, sem necessidade de configuração
  • Integração com sistemas de gerenciamento existentes

Em um caso recente em uma indústria automotiva alemã, a ferramenta detectou sérios problemas como falhas na configuração do firewall permitindo acesso não autorizado a partir da rede administrativa e diversos computadores e dispositivos móveis ausentes da CMDB, permitindo assim tomar as medidas preventivas antes de ser tarde demais.

 

Da teoria à prática

Quer testar na prática o SCADAfence CNM? Isto é possível através da Prova de Conceito da ferramenta, com mínima interferência do ambiente já que o monitoramento da solução é passivo. Entre em contato com a Leverage para saber mais sobre o SCADAfence CNM e discutir os próximos passos na proteção da sua rede industrial.

Sobre a SCADAfence

A SCADAfence nasceu em Israel, fundada por profissionais vindos da área de OT (Operational Technology), incluindo ex-membros do Intelligence Corps, braço das Forças de Defesa de Israel. Ela  está baseada no Centro de Excelência em Cybersegurança  Be’er Sheva e a companhia é apoiada financeiramente pelo JVP, líder global em investimentos em cybersegurança.