Wikileaks Vault7 – Os segredos da CIA

Em mais um duro golpe aos serviços de inteligência dos EUA, Wikileaks divulga milhares de documentos detalhando as capacidades e ferramentas dos hackers da CIA.

O Vault7 é um conjunto de documentos confidenciais da CIA obtidos pelo Wikileaks que detalham as capacidades de espionagem eletrônica da agência. O material, disponível neste link, traz informações surpreendentes, tais como:

  • A CIA, desde 2014, tem como invadir Smart TVs Samsung e as transformar em dispositivos de espionagem, permitindo a gravação de conversas feitas na frente da TV enquanto o usuário pensa que a mesma está aparentemente desligada (modo “Fake-OFF” segundo os documentos). Futuramente, pretendiam também capturar vídeo e fotos através da TV. O que nos lembra: Já se inscreveu para nosso webinar sobre riscos da Internet das Coisas?
  • Eles possuem diversas vulnerabilidades zero-day para iPhone, desenvolvidas internamente ou compradas de sites especializados, mostrando que apesar da fama de dispositivo mais seguro, nem ele está a salvo dos espiões da agência.
  • O consulado americano em Frankfurt seria uma fachada para a estrutura de hackers responsáveis pela espionagem de alvos em toda a Europa, inclusive com a concessão de passaportes diplomáticos para a equipe.
  • Os documentos mostram mecanismos para infiltração via acesso físico, onde o agente conecta um dispositivo USB na máquina no alvo. O software abre algum conteúdo legítimo, como uma apresentação do Prezi, por exemplo, enquanto por trás infecta o computador do alvo.
  • Também possuem ferramentas para infectar dispositivos de controle de carros e caminhões modernos, embora não esteja claro quais as capacidades obtidas com isto.
  • O material também inclui técnicas para evitar detecção dos malwares pelos antivírus.

Vale a pena lembrar que o Wikileaks tem uma “reputação” de veracidade das informações divulgadas por eles.