IoT: 25.000 Cameras de vigilancia usadas em ataque

Uma botnet formada por mais de 25.000 câmeras de vigilância é usada em ataque a uma empresa.

cctv camera

Pesquisadores da Sucuri Networks recentemente identificaram que o site de uma empresa estava sendo vítima de um ataque do tipo DDoS. Uma análise mais aprofundada mostrou que os dispositivos usados no ataque eram câmeras de circuito interno de TV conectadas à internet, em um total de mais de 25.000 IPs diferentes em 105 países.

Os dispositivos foram usados para gerar até 50.000 requisições HTTP por segundo, comprometendo o site da empresa. Diga-se de passagem, a vítima é uma pequena joalheria com loja física e não um alvo de altíssimo valor, o que pode indicar que a botnet esteja disponível para contratação no modelo SaaS ou usada para extorquir pequenos comerciantes.

O incidente é um lembrete para as organizações incluírem em sua postura de segurança a proteção para todos os dispositivos conectados na internet, não somente PCs e servidores. Com o crescimento da Internet das Coisas aumenta também a superfície de ataque disponível. Além disso, estes outros dispositivos frequentemente ficam para trás nas atualizações de software, seja porque não tem atualizações disponíveis seja por esquecimento da equipe de TI.

 

Link para a notícia original da Sucuri Networks: https://blog.sucuri.net/2016/06/large-cctv-botnet-leveraged-ddos-attacks.html