Dicas de viagem para funcionários e seus dispositivos móveis
O final do ano é repleto de feriados e colaboradores em viagem. Como o trabalho não para, veja como sua organização precisa se preparar para lidar com o acesso remoto.

Foto: plantronicsgermany – https://www.flickr.com/photos/plantronicsgermany/
A flexibilização do trabalho é um tema cada vez mais discutido nas empresas. Uma pesquisa mostrou que para os brasileiros, flexibilidade de horário e home-office pesam mais do que aumento de salário. Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e redução de tempo com trânsito são alguns dos principais benefícios.
A Inglaterra foi mais longe: desde o ano passado, qualquer colaborador com mais de 26 semanas de emprego tem o direito de solicitar flexibilização do trabalho, como home office uma ou duas vezes por semana, ou por exemplo sair mais cedo nas sextas-feiras em troca de compensação em outros dias. E para certas atividades, como as de vendedores externos, o próprio conceito de início e fim da jornada de trabalho é relativo.
Nesta rápida transformação do trabalho, os dispositivos móveis pessoais ou corporativos tem papel importante. Eles podem assegurar a produtividade em qualquer lugar, mas também podem colocar em risco as informações corporativas.
A Accellion, que desenvolve soluções de produtividade móvel, compartilhou em seu blog algumas dicas sobre como as organizações devem lidar com a segurança de seus trabalhadores móveis e remotos, ou executivos em férias levando seus dispositivos:
“Primeiramente, eduque os usuários sobre a importância da segurança móvel e melhores práticas para manter seus dispositivos BYOD seguros. Lembre-os que os dispositivos que eles levam podem, em caso de perda ou roubo, se tornar a porta de entrada para criminosos na organização. Smartphones e tables devem ser protegidos com PINs ou senhas. Quando conectados a redes wi-fi públicas como as encontradas nas recepções de hotéis e cafés, os empregados devem se assegurar de que estão se conectando a um portal legítimo, e não em um laptop ou outro dispositivo se passando por hotspot. Eles devem ser cuidados também em relação a apps baixadas que possam conter mailware. Se um dispositivo for perdido ou roubado, o dono deve informar imediatamente a área de TI, e não em duas semanas depois.”
“Em segundo lugar, a organização deve fazer seus próprios preparativos, implementando solução de segurança para dispositivos móveis que proteja o conteúdo corporativo em qualquer dispositivo, em qualquer hora e lugar. Ela deve permitir que os admins de TI e compliance monitorem a distribuição de arquivos e remotamente apaguem o conteúdo corporativo de qualquer dispositivo que seja perdido. A solução também precisa funcionar com qualquer dispositivo móvel que o empregado esteja carregando, e deve tornar fácil para eles acessar o conteúdo que precisam para trabalhar sem a necessidade de lidar com a lentidão ou entrave de uma VPN. Tecnologias de “armazenamento seguro” como antivírus integrado podem proteger o conteúdo corporativo em dispositivos BYOD de malware móvel ou outros tipos de interferências de conteúdos ou apps pessoais.”
Para organizações muito conscientes sobre os riscos de segurança em viagem, considere ainda estas dicas adicionais, especialmente para executivos em viagem ao exterior:
- Não levar o laptop de trabalho. Usar um outro recém instalado somente para este fim, o qual deve ser novamente formatado na volta;
- Evitar deixar o laptop no quarto do hotel;
- Preferencialmente usar um aparelho celular alternativo, com outro chip;
- Evitar a conexão com redes wifi públicas, é preferível 3G;
- Evitar quiosques de recarga de celular, use a tomada de parede;
- Conexões remotas à empresa devem ser sempre via métodos seguros com criptografia, mas lembre-se que em alguns países, até mesmo tecnologias como VPN e SSL podem ser monitoradas;
- Usar senhas temporárias trocadas antes da viagem e de novo no retorno;
- Usar autenticação 2-fatores quando possível;
- Não levar na viagem itens desnecessários tais como smartcards de acesso ao seu escritório.
Formalize as regras de uso de dispositivos móveis na política de segurança da sua organização, treine seus colaboradores sobre os riscos de segurança, e com isto aproveite os benefícios que a mobilidade pode trazer para o seu negócio.