Nem automóveis estão a salvo na internet das coisas

Em uma demonstração dos novos riscos da internet das coisas (IoT), hackers acionam ar, radio e painel do carro e desligam o motor em plena rodovia. Tudo isso feito a 10 milhas de distância do veículo.

Video Jeep Wired

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Charlie Miller e Chris Valasek, dois pesquisadores de segurança, realizaram esta demonstração para um jornalista da Wired, que ilustra claramente os riscos crescentes de dispositivos conectados à internet. Usando uma vulnerabilidade no Uconnect, sistema de bordo que controla a navegação e entretenimento, eles conseguiram acesso ao computador de bordo. A partir daí, ataques secundários permitiram controlar os sistemas elétricos do carro, permitindo até mesmo desabilitar totalmente os freios do veículo ou, em alguns casos, também controlar o volante.

A vulnerabilidade foi comunicada para a Fiat Chrysler em outubro, mas somente após a informação de que a vulnerabilidade seria publicamente divulgada na próxima edição da conferência Black Hat é que o fabricante reagiu, lançando um recall de 1,4 milhões de veículos para receber a atualização de software. Apesar de conectados com a internet, os veículos afetados terão que ser levados até a concessionária para que a atualização seja feita via USB.

A coexistência de sistemas de entretenimento e de controle na mesma rede já se mostrou problemática em aviões, conforme divulgamos neste outro post. O novo problema mostra que as preocupações com a segurança da informação já não ficam mais restritas aos computadores e smartphones, pessoais ou corporativos. Empresas que produzem dispositivos conectados tem a responsabilidade de priorizar a segurança dos mesmos. E consumidores domésticos ou corporativos precisam estar atentos aos riscos que cada novo dispositivo conectado pode representar.

A pesquisa de Charlie Miller e Chris Valasek, embora tenha ganho bastante visibilidade, não é a única. Outros grupos também vem apontando vulnerabilidades em sistemas automotivos, como neste caso reportado pela BBC.