Como Tecnologia e Conscientização ajudam a mitigar ameaças internas
Veja como a união entre tecnologia e programas de conscientização do usuário ajudam as organizações a reduzirem os riscos de fraudes e incidentes de segurança.
Por Chris Bunn, Community Manager da IS Decisions
Os profissionais de TI estão buscando abordagens e soluções de utilizar conscientização e melhores tecnologias para mitigar ameaças internas.
De acordo com 500 profissionais de TI, as contínuas violações de segurança interna de grande visibilidade estão provocando uma onda de medidas preventivas contra a ameaças internas. 43% das organizações têm atualmente um programa de ameaças internas – 69% estão planejando utilizar um este ano.
Mas com o que este programa de Ameaça Interna representa?
A melhor resposta para o que este programa de ameaça interna representa, é a busca de soluções de tecnologias específicas, com dois terços citando que isso seja parte do planejamento de seus programas de ameaças internas existentes.
A tecnologia constitui uma excelente espinha dorsal de qualquer estratégia para mitigar a ameaça interna com uma elevada percentagem de organizações agora em comum acordo.
Segurança em camadas
Quando se trata de “quais” soluções de tecnologia utilizar, os profissionais de TI sabem que não há bala de prata.
Quer a sua procura seja para ajudar o acesso seguro aos recursos da empresa, proteger-se contra ataques externos ou proteger os usuários de seu próprio comportamento descuidado, a abordagem em camadas é mais relevante do que nunca. Segurança ainda é, e continuará a ser, construída em camadas para fornecer a melhor proteção.
A responsabilidade recai sobre as organizações para determinar seus principais ativos, identificar onde se encontram as vulnerabilidades de segurança e o design que vai melhor protegê-los de ataques e detectar qualquer violação.
Institute InfoSec Reading Room. 2013. Layered Security: Why it works.
É provável que a tecnologia não seja eficaz isoladamente.
Uma parte importante na abordagem de ameaças internas é a construção da sensibilização do problema e o engajamento dos usuários para o desenvolvimento de sua própria conscientização. Isso se refletiu na pesquisa, com 57% dos profissionais de TI onde detalharam que os seus programas de ameaça interna vão incluir o treinamento de toda a organização – demonstrando que uma abordagem em conjunto é essencial para a segurança interna.
Melhorar a sensibilização para a segurança do usuário
Quando perguntado sobre o que eles esperavam dos métodos usados para o crescimento da conscientização dos usuários, o melhor resultado foi – talvez surpreendentemente para algumas pessoas – utilizar restrições mais fortes para o usuário.
Então, como restrições mais fortes para o usuário podem melhorar a sensibilização da sua segurança?
Um dos principais benefícios da implementação de restrições mais fortes para o usuário é que elas chamam a atenção dos usuários para a segurança.
Enquanto a melhoria da conscientização do usuário é uma necessidade, os profissionais de TI estão reconhecendo que os usuários são humanos, falhos, e sempre vão agir fora dos limites da política (algumas vezes, com bom senso).
Apesar das melhorias em relação a conscientizaçãp, os usuários ainda são vítimas de engenharia social e do descuido de seu comportamento. É por esta razão que as restrições mais fortes para o usuário foram escolhidas como o método mais esperado a ser utilizado na resolução da sensibilização da sua segurança.
O segundo melhor resultado também foi uma abordagem orientada para a tecnologia, com 53% esperando alertas de usuários que são desencadeadas por ações específicas, um método chave que tem ajudado profissionais de TI no crescimento da consciência em relação a questões de segurança. Usar a tecnologia para ajudar a educar e disseminar boas práticas através de alertas e notificações também ajuda a chamar a atenção dos usuários para a segurança.
O futuro da abordagem de ameaças internas
Para saber mais baixe o relatório completo (em inglês): User Security in 2015. The Future of addressing Insider Threat.
Relatório de investigação sobre opiniões e planos para o futuro próximo dos tomadores de decisão de TI em 500 relação a mitigação de ameaças internas.
Ameaças Internas em uma rede Windows
O software da IS Decisions oferece às organizações soluções comprovadas e eficazes que ajudam a apoiar qualquer iniciativa de ‘’confiança zero’’ para proteger uma rede do Windows contra a ameaças internas. As organizações que estão utilizando UserLock & FileAudit como parte de um programa mais abrangente de ajuda a ameaça interna reduzem o risco de violações de segurança de seus funcionários, terceiros e demais envolvidos.