Fim do suporte ao Windows 2003
O sol vai se pondo para o Windows 2003. Suporte da Microsoft ao sistema operacional de servidor encerra em 14 de julho de 2015. E o Windows 7 não tem mais o suporte principal. Sua empresa está preparada?
Mantendo o já conhecido ciclo de vida dos produtos da Microsoft, o suporte ao Windows Server 2003 termina daqui a seis meses, e o fabricante não irá mais disponibilizar correções ao produto mesmo em caso de falhas graves de segurança, o que já foi visto recentemente com o Windows XP.
É comum organizações postergarem a migração de servidores pelas mais diversas justificativas, tais como:
- O servidor atual está funcionando. Sim, mas até quando? E o que acontece quando surgir um problema? Aí a transição deve ser feita em caráter emergencial. Remediação sempre é mais custosa do que a prevenção. E o servidor desatualizado facilita em muito o trabalho dos hackers.
- Sistemas mais novos como o Windows 2012 consomem mais recursos. É verdade. Entretanto, com a virtualização, o custo de CPU, armazenamento e memória é baixo.
- A aplicação não suporta as edições mais novas. Este é um caso mais complexo. Na impossibilidade de migrar o sistema operacional de servidor, a recomendação é, se possível, converter a máquina de física para virtual e isolá-la do resto da rede via firewall, liberando somente aquelas portas e serviços essenciais.
Você pode saber mais sobre o final do ciclo de vida do Windows Server 2003 nesta página da Microsoft.
Fim do suporte principal do Windows 7
Junto com isto, o suporte principal ao Windows 7 se encerra em 13 de janeiro de 2015, ou seja, agora só são cobertas vulnerabilidades de segurança, e não mais drivers ou outras melhorias. Então talvez seja hora de começar a pensar nos desktops e laptops também. Em 2020 fecha o fim do suporte estendido ao Windows 7 e a sua remoção se tornará urgente.
Veja as datas importantes de suporte aos sistemas operacionais de desktop da Microsoft neste link.