A nova tentativa de Hollywood de levar a TI às telas

De tempos em tempos, Hollywood traz o mundo da TI e da Segurança da Informação ao cinema. Os resultados são variados, indo de clássicos como WarGames (1983) a bombas como Firewall (2006). Em janeiro é a vez de BlackHat.

BlackHat Movie

Será que tem wifi nessa praia?

 

No filme, um ciberterrorista ameaça o mercado financeiro global e ataca até mesmo usinas nucleares, levando as autoridades a pedir ajuda a um hacker talentoso que cumpre pena de 15 anos. Em troca de sua liberdade, ele participa de uma caçada global ao criminoso, com direito à tiros e explosões. Na vida real, infosec tende a ser menos glamuroso (siga o link para ler sobre como funciona uma intrusão na prática). Direção de Michael Mann, o mesmo de Miami Vice.

Do pouco que aparece no trailer, podemos ver alguém configurando as propriedades da tela do celular e baixando aplicativos de wifi, além de strings em claro convenientemente deixadas no meio do código. Confira o trailer aí abaixo e diga o que você acha. Mais infos sobre o filme no IMDB.

 

Em tempo: em Matrix Revolutions temos um exemplo mais realista, onde a personagem Trinity usa corretamente o NMAP, uma ferramenta real utilizada até hoje, como parte da invasão a um sistema.

 

 

André Mazeron
@mazeron