Inovação e Criatividade

A busca por entender os mecanismos da inovação e criatividade não é nova. Um recém descoberto artigo de Isaac Asimov escrito em 1959 traz conceitos um tanto quanto atuais. Se inovação é um tema importante para o seu negócio (e deveria ser), leia o artigo.

Ideia

O artigo sobre criatividade e de onde surgem as novas ideias foi escrito para um projeto do MIT e do DARPA, mas nunca foi publicado. Ficou perdido entre os papéis de um amigo do autor até ser descoberto neste ano e publicado na MIT Technology Review (clique no link para ler o artigo completo).

Nele, Isaac Asimov discorre sobre alguns dos fatores envolvidos na criatividade, tais como  a capacidade de conectar idéias ou conceitos distintos para gerar algo novo, a audácia de pensar nestas conexões não-óbvias, ou que a criatividade passa por certa dose de trabalho individual para que as ideias possam surgir sem serem podadas por um grupo.

“Se um só indivíduo tem uma reputação muito maior que os outros, ou é mais articulado, ou tem uma personalidade de liderança mais distinta, ele pode muito bem tomar o controle da conferência e reduzir o resto a pouco mais do que uma obediência passiva.”

 

Segundo ele, isto se deve em parte porque durante o processo criativo serão geradas várias ideias, mas nem todas serão válidas. O descarte é parte do processo, e a pressão do grupo pode prejudicar este processo.

Outro ponto abordado é que a criatividade não funciona sob pressão. Não dá para trancar um time em uma sala e obrigá-los a terem ideias criativas. Muitas vezes as ideias originais sobre um problema surgem em pessoas que não estão diretamente vinculadas a ele. Cabe aqui considerar se dentro da sua organização não existem ideias inovadoras sendo desperdiçadas neste momento.

Asimov também diferencia a verdadeira criatividade da simples melhoria, ao dizer que aquelas conexões que pode ser feitas sem audácia não são uma ideia verdadeiramente nova, apenas “corolários de uma ideia velha”.

E sobre isto, vale a pena ver uma definição formal de criatividade e inovação, como a proposta por Teresa Amabile na Harvard Business Review:

“Criatividade é a produção de idéias novas e úteis em qualquer domínio. (…) Inovação é a implementação com sucesso de idéias criativas dentro da organização.”

Ou seja, de nada adianta fomentar a criatividade interna e nunca tirar as idéias do papel.