Sequestro virtual de dados já faz vítimas no Brasil

Reportagem no Bom Dia Brasil mostra empresas vítimas de ransomware, malware que encripta todos os arquivos e cobra pagamento de resgate para recuperá-los.

Ransomware: Ceder à extorsão não é uma boa idéia

Ransomware: Ceder à extorsão não é uma boa idéia

Os ransomware são uma categoria de malware que vem se tornando comum especialmente em países de língua inglesa. As formas de infecção são as tradicionais, tais como arquivos ou links em mensagems de email. Uma vez instalado, ele encripta todos os arquivos de dados da máquina, e a chave de descriptografia é enviada para a quadrilha pela internet. Para voltar a ter acesso aos dados, a vítima deve pagar um resgate, normalmente em bitcoins ou outra forma de pagamento que dê anonimato.

Veja aqui a matéria do Bom Dia Brasil sobre o sequestro virtual.

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/golpe-do-sequestro-virtual-assusta-empresarios-pelo-brasil/3702485/

Prevenção

As formas de prevenção ou mitigação deste risco são as tradicionais e já abordadas aqui no blog no ano passado quando falamos do Cryptolocker, um dos primeiros ransomware a se disseminar em massa:

  • Mantenha seu antivírus atualizado
  • Faça backups regulares dos dados e mantenha-os offline
  • Desconfie de emails suspeitos
  • Organizações devem treinar seus usuários em Conscientização de Segurança
  • Usuários domésticos devem orientar familiares que utilizam o mesmo PC
  • E se tudo isto falhar, reinstale do zero o computador. Não faça o pagamento, porque não há garantias de que o malware não deixou outras “surpresas” no PC.