Controlando o acesso fora de horário ao email corporativo

Para atender a demanda da força de trabalho remota e móvel, a maioria das empresas hoje oferece acesso remoto à caixa de correio corporativa. Controlar quem e quando faz uso deste recurso é importante para reduzir riscos trabalhistas ou de segurança.

Trabalho Remoto

A Lei nº 12.551 equiparou a jornada de trabalho remota à presencial para efeito de direitos trabalhistas, tornando possível ao empregado reivindicar horas extras em função de ordens ou solicitações recebidas do seu chefe fora de horário normal. Com o acesso em tempo integral ao correio via o celular, este risco se multiplica. Além disso, acesso externo ilegítimo ao Exchange no caso de vazamento de senha normalmente passa despercebido pela organização até ser tarde demais.

Bloquear totalmente o acesso via dispositivos móveis não é a solução, pois impede os ganhos de produtividade que podem ser obtidos via a adoção gerenciara do BYOD. Algumas perguntas que você deveria se fazer:

  • O acesso ao correio corporativo fora de horário é controlado por colaborador?
  • Há uma forma fácil de tratar as exceções?
  • Sabemos quem acessa o correio via dispositivo móvel e quando?

Fazer o gerenciamento do acesso ao Exchange via recursos nativos do AD é ineficaz e trabalhoso. Felizmente o UserLock permite implementar de forma fácil políticas para determinar quem e quando pode acessar o Exchange remotamente, e até mesmo delegar a gestão e monitoramento destas políticas para o RH.

Protegendo acesso ao Email fora do escritório

Veja neste post da IS Decisions como é feita a configuração do UserLock para controlar o acesso ao Exchange OWA e ActiveSync.

Quer saber mais sobre o UserLock e fazer uma Prova de Conceito? Entre em contato com a Leverage.