Como melhorar a segurança da sua internet de casa (e de graça)
A internet é o velho oeste digital, uma terra selvagem onde sua segurança está em risco já no primeiro clique. Conheça ferramentas gratuitas para uso doméstico que lhe permitirão navegar com mais tranquilidade.
Antes, um lembrete: As ferramentas apresentadas aqui são gratuitas para uso pessoal, e pagas quando em uso em ambiente corporativo. Então cuidado com os contratos de licença e não vá substituir um risco (navegação insegura) por outro (uso ilegal de software na empresa).
- Norton Connect Safe – Este serviço da Symantec oferece um DNS seguro a ser configurado diretamente no seu roteador de casa, prevenindo o acesso a sites potencialmente perigosos tais como sites de phishing ou com conteúdo indesejável via a análise da reputação do servidor. Como não há nada para instalar ou manter, é bastante simples de utilizar, e outros dispositivos conectados na rede como tablets também ficam protegidos. Suporta sites em inglês.
- Trustwave SecureBrowsing – Similar ao anterior, mas agindo diretamente no navegador, o SecureBrowsing avalia os links antes de você clicá-los, prevenindo o acesso a sites potencialmente perigosos. Funciona com o Internet Explorer, Chrome e Safari. Uma vez instalada a extensão no browser, você já estará mais protegido. A mesma base de reputação é utilizada em outros produtos da Trustwave para navegação segura em ambiente corporativo.
- Secunia PSI – Um dos meus favoritos. O Personal Software Inspector verifica os softwares que você possui e identifica aqueles que estão vulneráveis e necessitam de atualização, e em em alguns casos, podendo disparar o update para você. Não é tão simples ou intuitivo como os demais, mas por atacar diretamente uma das principais causas de infecção de PCs, os softwares desatualizados, é o que talvez ofereça melhor resultado prático (contato que você não ignore seus avisos). Você ficará surpreso na primeira execução com a quantidade de componentes desatualizados e vulneráveis que ele irá encontrar.
Você também encontra extensões específicas para os navegadores que, se bem utilizadas, podem deixar seu browser bem mais seguro. Mas cuidado ao sair instalando qualquer coisa. Extensões de fontes não confiáveis podem comprometer a segurança ao invés de melhorá-la. Algumas das minhas favoritas são exclusivas para o navegador Firefox, deixando-o blindado contra a maior parte das ameaças e ainda protegendo a sua privacidade. Por demandarem um pouco mais de conhecimento sobre como utilizar, são apropriadas para usuários de nível médio/avançado. São elas:
- Noscript – Somente para o Firefox. Bloqueia por padrão a execução de javascript, java, flash e outros conteúdos potencialmente perigosos. É preciso cadastrar manualmente os sites confiáveis. Demanda algum conhecimento para usar com eficácia, mas tornará o seu browser super seguro se você souber o que está fazendo.
- Ghostery – Vários browsers. Protege a sua privacidade, evitando tracking cookies e outros recursos que os sites usam para saber quem você é, oferecer anúncios direcionados ou aplicar aqueles limites mensais de leitura de artigos em sites de notícia. Mas é claro que você não usará para isto, certo?
- Better Privacy – Para Firefox. Não sei se o desenvolvedor ainda está atuante, ou se está disponível para outros browsers. Remove LSOs (Local Shared Objects), espécie de “super cookies” em Flash mais persistentes e que normalmente não são removidos por outros métodos, e portanto são justamente utilizados para contornar as tentativas normais de privacidade do usuário. Procure na lista de extensões do Firefox para instalá-lo.
Usando bem estes recursos, você fica melhor protegido para navegar em casa. Mas não veja isto como um convite a clicar em qualquer link suspeito que receber! E na empresa? Bem, aí os riscos são outros e passam por uma abordagem mais abrangente e por ferramentas especializadas, mas a gente te ajuda também.
Sua ferramenta ou extensão favorita não entrou na lista? Conte-nos qual é nos comentários!