Hackers em pé de guerra com a Sony

O crime é via internet, mas os impactos são bem reais. No último domingo, hackers atacaram não só a PSN (PlayStation Network) como também desviaram o voo do presidente da Sony Online Entertainment.

Os serviços da PSN ficaram indisponíveis por várias horas via ataque de DDoS (Distributed Denial of Service), afetando milhões de usuários. E ao mesmo tempo, os responsáveis pelo ataque enviaram um alerta de bomba para o voo da American onde estava John SMedley, o qual foi desviado por segurança. A sequência de eventos pode ser acompanhada pelo twitter do grupo de hackers e do próprio executivo.

A ameaça de bomba...

A ameaça de bomba…

...e o resultado

…e o seu resultado.

Conforme já divulgamos aqui, até mesmo pequenas empresas tem sido alvo de ataques e extorsões, tornando indistinto o impacto do crime virtual e do crime comum. Mas as estratégias de como se preparar e se proteger são obviamente bem diferentes.

Um comentário final sobre DDoS: Este tipo de ataque é cada vez mais comum, pelo baixo skill técnico necessário, e pode deixar suas aplicações web indisponíveis por longos períodos. Mas existem maneiras de mitigá-los, e organizações cujo modelo de negócio depende da disponibilidade dos seus serviços web devem se antecipar a este risco.

Quer saber mais? Entre em contato com a Leverage: info@leverage.inf.br