Quer melhorar a Produtividade? Flexibilize o local de trabalho.
Por André Mazeron
Em 2013, pouco depois de assumir o cargo de CEO do Yahoo, Marissa Mayer baniu o trabalho remoto na empresa. A alegação era que o trabalho sob um mesmo teto melhora comunicação e colaboração, e que o home office impacta na velocidade e qualidade do trabalho. Mas respeitadas as particularidades de cada organização, estudos apontam o contrário: O home office pode ser importante aliado na inovação, criatividade e produtividade.
Marissa Mayer justificou sua decisão trazendo o exemplo dos encontros casuais entre colaboradores, até mesmo ao redor do café, que favorecem a integração e a colaboração entre os colegas. A interação entre os colegas é importante mesmo, desde que o escritório favoreça isto, mas o que se observa é que para determinados tipos de trabalho, o home office pode ser um acelerador da produtividade. Um estudo realizado pela Universidade de Innsbruck mostrou que quando o trabalhador executa tarefas que demandam criatividade, o ganho de produtividade é de 11% a 20%. Todavia, para tarefas repetitivas e tediosas, houve uma redução de produtividade entre 6% e 10%.
Os ganhos de produtividade em home office são frequentemente associados à menos interrupções e ruído, mas não é só isto. Uma pesquisa da Universidade de Stanford com uma organização de 16.000 funcionários mostrou que além da maior produtividade foi observada redução de licenças médicas e turnover, e maior satisfação pessoal com o trabalho. E a organização ainda obteve importante redução de custos associados com espaço físico e mobiliário.
Para empresas de tecnologia, mais especificamente desenvolvedores, os ganhos de produtividade podem ser ainda maiores. Algumas organizações levam este modelo ao extremo, e ao invés de permitir o trabalho em casa em alguns dias da semana, adotam este modelo integralmente.
Um exemplo é a Automattic, com cerca de 230 colaboradores que trabalham de casa a partir de 170 cidades diferentes. O contato é mantido via ferramentas de colaboração, Skype e mensagens instantâneas. Se o seu ambiente doméstico não favorece o home office, a empresa subsidia espaços de Coworking. Boa parte dos colaboradores só se vê durante uma semana por ano, na qual todos são trazidos para a matriz em San Francisco. Impossível uma empresa assim ter sucesso? Talvez você já tenha ouvido falar no WordPress, o produto mais conhecido da Automattic e que é utilizado por 22% de todos os sites da internet. Respeitadas as diferenças de tamanho entre Automattic e Yahoo, é de se questionar qual das duas é mais relevante atualmente.
E como ficam atividades desenvolvidas em grupo? Obviamente isto não é um problema no caso da Automattic, e uma pesquisa recente aponta para um resultado curioso: Times mistos de colaboradores locais e remotos não geram redução de produtividade dos trabalhadores remotos, mas podem gerar redução de produtividade dos trabalhadores locais, em função da crença de que os colegas de time que trabalham remotamente não tenham a mesma dedicação.
O mais importante é oferecer as ferramentas certas, flexibilidade e a opção de mudança, inclusive para aqueles trabalhadores que não se adaptarem ou performarem em ambiente de home office poderem retornar ao escritório convencional se desejarem, e lembrar que mesmo sem uma política formal, o trabalho remoto já é uma realidade dentro da sua empresa.
Para encerrar, veja estas dicas sobre como projetar um ambiente de home office visando a produtividade.