Reset the Net

Por André Mazeron

Disclaimer: Este é um post pessoal e não institucional. Hoje, dia 05 de junho, é o dia da campanha Reset the Net. O objetivo é educar o público sobre ferramentas de privacidade disponíveis para combater a vigilância em massa da internet pelos governos. A campanha pede para você assumir um compromisso: o de hoje tomar ações para proteger a sua liberdade da vigilância em massa dos governos, e exigir que os serviços que você usa façam o mesmo.

Reset the Net

O site também oferece um pacote de privacidade, com links para ferramentas como o navegador anônimo Tor, dicas de plugins de segurança para o Firefox, criptografia de disco, ferramentas para instant messaging seguro a partir do celular e mais.

A campanha pede que você use este dia para aprender a usar ao menos uma das ferramentas, para ajudar a tornar uma pequena parte que seja da internet menos vulnerável à espionagem.

Não vou discorrer aqui sobre os argumentos de porque isto é importante. Já falei um pouco anteriormente sobre isto neste outro post,  Se você quer saber mais sobre vigilância em massa e o impacto que isto pode ter sobre todos nós, eu sugiro assistir a excelente apresentação de Mikko Hypponen no TEDxBrussels que traz um panorama geral do problema. E isto que na época da apresentação nem se sabia de questões adicionais, como o fato da NSA gravar todas as conversas de celular de países inteiros.

Sem tempo para ver o vídeo do TEDx? Você também pode ver o vídeo rápido de apresentação do projeto Reset the Net abaixo.

Por fim, como é quase final de semana, deixo aqui uma dica de leitura. Um livro clássico que está cada vez mais atual.