Um bom dia para refletir sobre o trabalho remoto
[Originalmente publicado em 27/01/14] Hoje é dia de greve nos transportes públicos em Porto Alegre. Junta-se à todos os transtornos normais esperados em uma grande cidade, como engarrafamentos, transportes públicos deficientes, transtornos em função de obras, etc. Isto remete a uma questão já abordada aqui: a de como transformar a tecnologia em aliada da produtividade quanto estamos fora do escritório.
Tablets, smartphones e laptop pessoais podem ser integrados aos serviços de TI da organização sem que isto aumente o risco de vazamento de informações ou impacte a produtividade. Embora o trabalho remoto não seja possível para todas as funções, ele vem ganhando espaço cada vez maior. O equilíbrio entre cultura organizacional, educação dos colaboradores e tecnologias permitem isto.
Meghan Biro, colunista da Forbes, resume bem o mantra do trabalho remoto, ou telecommuting: “conheça a si mesmo e conheça a sua cultura”. E não é somente o colaborador que precisa se adaptar; os gestores também precisam aprender a lidar com times de projetos e equipes distribuídas.
Na ótica da TI, ferramentas de acesso remoto seguro, compartilhamento e colaboração, e criptografia de dados, resolvem a parte técnica do desafio, permitindo que o colaborador remoto tenha acesso aos sistemas e informações de que necessita em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.
Bom momento para rever o webinar que fizemos sobre este mesmo tema.
Pingback: Kiteworks da Accellion habilita os colaboradores a trabahar de forma segura em qualquer lugar | Cryptostream