2013, um ano marcante na Segurança da Informação
Final de ano é época de festas, presentes, peru e restrospectivas. Então aqui vai a nossa.
NSA– Este é o grande assunto do ano, e o que faz 2013 se tornar tão marcante. As informações divulgadas sobre o alcance e capacidade do monitoramento da NSA se tornaram manchete em todos os meios de comunicação. Monitoramento de Google, Facebook, Skype, celulares de líderes mundiais e até mesmo de jogos como o World of Warcraft colocaram o governo dos EUA em uma saia justa da qual ainda não saíram.
Grandes vazamentos de dados – Cada ano tem o seu marcante. O de 2013 provavelmente foi o da Adobe, com 130 milhões de senhas roubadas. Espere mais do mesmo em 2014.
Vulnerabilidades do Java – A insistência na utilização desta plataforma coloca em risco os “6 bilhões de dispositivos” como somos lembrados a cada atualização. E não foram poucas as vulnerabilidades descobertas neste ano, as quais foram exploradas para ataques contra diversas empresas de tecnologia, incluindo a Apple.
Crescimento dos Ramsonware – O Cryptolocker fez estragos lá fora. Até mesmo departamentos de polícia dos EUA pagaram o resgate para ter de volta seus dados. Esta praga ainda é rara no Brasil, felizmente.
Bitcoin – As moedas virtuais como bitcoin e litecoin vem ganhando interesse cada vez maior, e não somente de clientes de sites da deepweb de venda de drogas. E juntamente com a valorização, os roubos de moedas virtuais também tem crescido.
E para 2014? Não gostamos muito de previsões, pois em geral não passam de extrapolações de tendências que já existem tais como ataques contra internet das coisas ou crescimento dos riscos da mobilidade, ou generalismos como “um importante site será invadido e as senhas dos usuários serão divulgadas”. Faça a sua parte para manter sua organização segura e seus usuários preparados, e 2014 não será um problema.