A desconexão móvel do SharePoint – dispositivos Android abandonados ao relento

Por: Hormazd Romer (Accellion)

O aumento na popularidade dos dispositivos Android pegou muitas organizações despreparadas, se perguntando como integrar os dispositivos Android com o conteúdo armazenado no SharePoint. De acordo com o IDC, o sistema operacional Android apresentou crescimento de 163% ao ano e abocanhou 63% de market share em Q2 2013, enquanto o Mercado combinado do Windows Phone e Windows Mobile era de somente 4,5%.

Accellion-Android

Independente do dispositivo móvel, usuários precisam acessar dados corporativos armazenados em soluções empresariais de gerenciamento de conteúdo a partir de seus dispositivos. De fato, oferecer acesso móvel ao Microsoft SharePoint é uma das principais capacidades exigidas pelas organizações de acordo com um recente relatório da Associação pelo Gerenciamento da Informação e Imagem (AIIM), “SharePoint 2013 – Clouding the Issues”.

A Microsoft não está oferecendo muita ajuda em relação ao suporte ao Android. Enquanto o Office 365 e o SharePoint Online funcionam lindamente com dispositivos rodando Windows 8 Phone e Windows RT, usuários com dispositivos Android ou usando o navegador Chrome ficam de fora. Ainda de acordo com a AIIM, menos de 5% das organizações médias a grande estão considerado ir para SharePoint Online ou Office 365 (O365).

A falta de suporte ao Android resulta em muitas organizações deixando os usuários sem escolha a não ser abrir um túnel através do firewall corporativo usando uma VPN para acessar o conteúdo necessário – o que não é ideal para a TI ou para os empregados. Para a TI existe o risco real de segurança conforme os usuários ganham amplo acesso à rede uma vez conectados, além de que é um ralo de tempo e dinheiro implementar e administrar isto em um ambiente BYOD. Para os empregados, o acesso móvel à VPN é pouco prático e complexo, tipicamente exigindo dos usuários trabalhar diretamente com a TI para instalar e configurar o software de VPN e registrar os novos dispositivos. Além disso, uma vez conectados ao SharePoint, os usuários terão que interagir com múltiplas apps móveis para obter a funcionalidade que eles precisam, tais como edição de documentos ou anotações em PDF.

Para tornar a questão ainda mais complexa, muitas organizações antecipam gerenciar múltiplas versões do SharePoint no futuro visível – 38% dos participantes da pesquisa da AIIM mantém atualmente duas versões do SharePoint em produção, e 21% mantém três ou mais.

Claramente existe uma necessidade crescente para acesso fácil, seguro e móvel ao SharePoint através de todas as linhas de tablets, que estão mudando do iOS para o Android e Windows. E isto precisa acontecer sem uma VPN e sem intervenção da TI – enquanto permite aos usuários baixar, revisar, editar e criar documentos.

Felizmente temos uma resposta que permite o gerenciamento de conteúdo móvel de forma simples, integrada e segura para dispositivos iOS e Android. Não existe a necessidade de abandonar seus usuários Android ao relento quando se trata de acesso móvel ao Sharepoint – Accellion tem a solução.

—-

Para conhecer mais sobre como a Accellion pode ajudar a mobilizar a sua organização com segurança, participe do Webinar que acontecerá dia 21/11/13 às 10:00 ou acesse o site da Leverage.