Forbes: 41% vazam dados de forma deliberada

Um artigo da Forbes chama a atenção para um dado alarmante: 41% dos empregados usam serviços de compartilhamento de arquivos na nuvem que não são sancionados pela TI. E o pior, 87% deles afirmam saberem que o uso destes serviços é proibido pela política de segurança das suas organizações.

Compartilhamento de arquivos na nuvem: Para estragar o humor da TI

Compartilhamento de arquivos na nuvem: Para estragar o humor da TI

É o tradicional dilema entre Segurança e Conveniência. A TI busca a proteção dos dados, os empregados buscam realizar suas atividades da forma mais conveniente possível. Quando a TI mantém a visão ultrapassada de que seu papel é proibir, e não o de viabilizar, os usuários partem para suas próprias soluções. E a disseminação de serviços na nuvem como Dropbox, Google Drive, Skydrive e outros faz com que eles rapidamente encontrem alternativas, ainda que de alto risco.

O caminho é integrar Segurança e Conveniência, oferecendo aos usuários meios para trabalhar de forma fácil ao mesmo tempo em que a TI mantém o controle sobre o conteúdo sendo compartilhado e com quem, atendendo assim aos requisitos de sua política interna de segurança. Soluções como o Accellion permitem atender a esta dupla necessidade. Veja o vídeo abaixo, o qual mostra a realidade vivida pela maioria das organizações:

Conheça mais sobre a Accellion: http://leverage.inf.br/products/Accellion.htm