Cloud, Computação Pervasiva e a Transformação da TI

Um artigo publicado na Ars Technica resume bem as transformações aceleradas que afetam a TI. A convergência de tecnologias como a nuvem, mobilidade e social estão atingindo o “ponto da virada”. É o ponto qual as transformações que a TI corporativa vem gradualmente passando nos últimos 10 anos irão acelerar. Este mesmo conceito já vem sendo mencionado por empresas como o Gartner (“Nexus of Forces”, que abordamos recentemente em nosso Webinar sobre Mobilidade).

Trabalho Remoto

Estas mesmas forças tiram o sono de gigantes tradicionais do mundo da TI, como Microsoft, Dell e HP, que estão buscando transformar-se internamente para manterem-se relevantes neste novo contexto. É o que a Microsoft busca com seu direcionamento para ser uma empresa de Dispositivos e Serviços. Ontem mesmo eu comentava com um cliente que as soluções em nuvem que utilizamos na Leverage permitem que uma pequena empresa tenha acesso aos mesmos recursos disponíveis para as grandes organizações.

E neste mundo de Computação Pervasiva, usuários que demandam acesso às informações em qualquer lugar e qualquer momento, trabalho sem fronteiras, como fica o papel da TI Corporativa? Este papel passa a ser muito mais de integrador entre os múltiplos provedores de serviço do que de construtor de soluções.