Hackers cada vez mais de olho nos automóveis

Não é de hoje que a automação da industria automobilística tem aberto as portas a problemas de segurança. O que o diga o David Bechkham, que já em 2006 foi alvo de hackers que usaram um laptop para roubar duas BMW X5 do jogador forjando sinais dos chips RFID usados na chave.

Mais recentemente, pesquisadores da Universidade de Birmingham quebraram o Megamos Crypto, sistema de criptografia usado pela Volksvagen nos imobilizadores remotos de ignição em marcas como Porsche, Lamborghini e Audi. Isto permitiria comandar remotamente os sistemas destes automóveis, abrindo caminho para uma nova onda de roubos de automóveis de luxo.

Lamborghinis podem ser alvo de hackers

Lamborghinis podem ser alvo de hackers

A Volkswagen tentou negociar que o artigo fosse publicado em uma versão reduzida, sem os códigos, mas não chegaram em um acordo. A empresa então buscou a via judicial, e uma corte do Reino Unido concordou com os argumentos da empresa e emitiu uma ordem proibindo temporariamente a publicação do artigo.

Isto é apenas mais um reflexo do impacto da “Internet das Coisas”, ou seja, conforme mais produtos vão se tornando conectados, os riscos de segurança vão saindo do PC e migrando para o mundo físico.

Nesta hora fica o consolo: que bom que não tenho uma Lamborghini!